5 de nov. de 2016

Ford desenvolve novo sistema de reaproveitamento de água

Ford desenvolve novo sistema de reaproveitamento de água

A empresa Ford realiza uma conferência todos os anos. O conteúdo desse encontro é apresentação de ideias de seus funcionários espalhados no mundo inteiro. O resultado disso é o surgimento de uma série de ideias inovadoras e, ao mesmo tempo, inusitadas. No último evento feito pela montadora uma ideia ganhou destaque. Nesta edição, foi apresentado um projeto de um protótipo que reaproveita água pelo sistema de ar-condicionado e torna a bebida potável. A Ideia ganhou destaque na mídia, entre os funcionários da empresa e também nos bastidores do mundo automotivo. A ideia pode ser uma solução em tempos de discussão de responsabilidade ambiental.

A criação

O projeto On The Go H2O foi criado pelo engenheiro Doug Martin. Ela permite que se faça a recuperação de 1,8 litros de água por hora. Essa quantidade reaproveitada é equivalente a 4 garrafas pequenas de água que seriam costumeiramente desperdiçadas. Além da economia de água, o recurso também diminui a necessidade de usar embalagens plásticas. Saída parecida com aquelas existentes nos bebedouros foi devidamente instalada no console de centro. O engenheiro responsável pelo desenvolvimento desse projeto, Doug, disse que a inspiração para a criação surgiu de uma visita à capital do Peru, Lima. Lá, existe um equipamento que desenvolve a mesma função que esse projeto. Ele retira a umidade presente no ar e fornece a água limpa e potável para os peruanos. Martin ainda reforça que outra contribuição importante que o projeto pode fazer é o de oferecer uma forma de disponibilizar água para pessoas que não tem acesso fácil a bebida, devido aos lugares remotos.

Como funciona?

A Ford conseguiu alcançar o seu objetivo ao desenvolver eventos como essa conferência. A ideia é que realmente surjam conceitos que possam solucionar algumas complicações aparentes para condutores de veículos. E esse bebedouro tem o potencial para suprir a necessidade de algum perfil de compradores. Sua principal contribuição e, justamente, conseguir fazer com que a água reaproveitada consiga abastecer por mais tempo pessoas que residem ou são submetidas a longos períodos em locais remotos e difícil acesso a água potável. Diferente do que seria convencional, em que a água seria descartada. Ela se formará no condensador do ar-condicionado. O sistema projetado faria a limpeza da água, eliminando todas as suas impurezas. E, então, líquido devidamente higienizado e potável seria bombeada por uma torneira até a cabine.

A Ford e as invenções

A ideia da empresa é que esse tipo de invenção se torne cada vez mais recorrente em meio a esses eventos. Segundo a montadora, o número de empregados adeptos a esse tipo de iniciativa está crescendo. O número vem aumentando desde o inicio de 2015, em que mais 3.550 novos projetos foram apresentados.

O atual recorde anual de invenções apresentadas é do ano passado. Em 2015, a Ford recebeu 6 mil invenções criadas. Porém, a previsão é que esse ano, o número seja superado. A montadora ainda fortifica que esse aumentado significativo de invenções se dá pelos esforços da empresa em estimular a inovação em diversos aspectos de
A Ideia ganhou destaque na mídia, entre os funcionários da empresa e também nos bastidores do mundo automotivo.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 04 Nov 2016 17:11:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário