5 de out. de 2016

Mercedes-Benz apresenta conceito de van elétrica

Mercedes-Benz apresenta conceito de van elétrica

A Mercedes aproveitou o 66º IAA Commercial Vehicles de 2016, popularmente conhecido como o Salão de Hannover, para apresentar a "Vision Van". A projeção do utilitário de entrega autônomo, além de utilizar um motor elétrico que percorre, com uma carga de bateria, 270 quilômetros de distância, promete revolucionar também os sistemas de entrega. Segundo a fabricante, no futuro, os veículos de entrega vão se combinar a outras tecnologias para agilizar o processo. Para isso, o modelo é integrado a um sistema composto por dois drones, que possibilitam entregas simultâneas.

Leia também:
  • Impressões do Mercedes-Benz Vito Tourer Luxo
  • Mercedes-Benz lança nova linha Sprinter
Para tal objetivo, a empresa promete investimentos de 500 milhões de euros nos próximos cinco anos, ou seja, algo em torno de R$ 1,8 bilhões, para modernizar e robotizar as vans do futuro. Segundo a Mercedes-Benz, esse modelo de van integrada diretamente com um “assistente” de envio permitirá a entrega de duas remessas ao mesmo tempo, com o carro parado em um único ponto, reduzindo o tempo de transporte e, consequentemente, o custo.

O design segue a linha futurista. A única porta visível é a traseira, por onde entra a carga a ser entregue. O para-brisa é inteiriço e se estende até a lateral, onde normalmente terminam as janelas da frente. A enorme grade dianteira possui pontos de leds que podem ser personalizados, como um desenho do mapa mundi ou outra arte desejada. Chama atenção a falta de vincos na carroceria. Os tradicionais retrovisores dão lugar a um par de câmaras. O teto acomoda os dois drones que são utilizados no sistema de entregas. Por dentro, o visual limpo desperta atenção. Não há volante, muito menos pedais. Para maximizar o espaço de carga, o único obstáculo físico da cabine é o banco do “motorista”, que nesse caso se enquadra como um mero operador de sistemas, acionando apenas a alavanca que determina qual função o veículo deve executar.

A Vision Van é equipada com sistema de propulsão 100% elétrico, que desenvolve 75 kW – equivalentes a 102 cv de potência – e pode percorrer de 80 a 270 quilômetros com uma carga de bateria em ciclos urbanos. Indicado pela fabricante como um dos principais trunfos do modelo, o silêncio do motor elétrico possibilitará entregas em centros urbanos durante a noite ou até mesmo de madrugada, conforme a necessidade do consumidor e sem incomodar os moradores mais próximos.

Seu sistema de condução autônomo traça automaticamente uma rota, passando por todos os pontos de entrega necessários, sem qualquer intervenção humana. O compartimento de carga é totalmente automatizado, em busca de otimizar ainda mais o tempo de entrega. Todos os pacotes são catalogados e alocados na ordem de entrega, o que praticamente elimina o tempo gasto com a procura do pacote certo e reorganização do espaço de carga.


Autor: Fabio Perrotta Junior (Auto Press)
Fotos: Divulgação

Integração com o futuro - Mercedes apresenta o conceito ‘Vision Van’, elétrico, integrado a drones e que percorre até 270 km com uma carga de bateria

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Prévias
Publicado em: 05 Oct 2016 07:45:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário