25 de ago. de 2016

Motor a diesel: mitos e verdades

Motor a diesel: mitos e verdades

Não muito conhecido e utilizado pelos brasileiros, o motor a diesel é o principal a equipar os veículos da Europa e também dos Estados Unidos, enquanto por aqui os carros de maior sucesso são dotados de motores a gasolina ou bicombustível, que rodam tanto com gasolina quanto com etanol, combustível praticamente inexistente no continente europeu. Por ser pouco conhecido por aqui, este tipo de motor acaba ficando cercado de mitos e verdades, que muitas vezes impedem as pessoas de comprarem um carro a diesel, tudo por causa de mitos que são passados no boca a boca. E é exatamente para dizer para você o que é mito e o que é verdade sobre o motor a diesel, tudo para que você consiga fazer a melhor escolha para você de maneira consciente e sem ideias equivocadas é que nós reunimos aqui uma série de informações sobre o assunto.

Eles são mais caros

VERDADE. Diferente do que acontece em países do exterior, aqui os motores a diesel são proibidos de equipar carros pequenos, por isso que você não vê compactos a diesel nas concessionárias. O que significa que por aqui ele costuma aparecer em grandes picapes, jeeps, e utilitários. Porém, mesmo dentro cada segmento, um carro equipado com um motor a diesel pode custar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil a mais do que um similar movido a gasolina. E este é um dos motivos pelos quais o brasileiro gosta tanto do carro a diesel, porque por aqui, por ser menos comum, ele confere uma imagem diferenciada, ou seja, confere status o proprietário.

Ele é mais poluente

VERDADE. Infelizmente esta é uma verdade sobre os carros movidos a diesel, e este é um dos motivos pelos quais ele não pode ser utilizado por aqui em carros menores. E também por isso que as montadoras estão buscando cada vez mais opções que não envolvam o combustível, tudo por conta da maior preocupação com o meio ambiente. Segundo estudos realizados na Califórnia, o diesel é sete vezes mais poluente do que a gasolina e ainda é responsável por 80% de toda a poluição atmosférica dos Estados Unidos.

Eles gastam menos

PARCIALMENTE VERDADE. Os motores a diesel são, de fato, mais econômicos do que um motor a gasolina. Além disso, eles também tem uma duração superior a motores que são movidos a gasolina, fatores que dão a impressão de que o carro gasta menos. Porém, aliado a tudo isso está uma manutenção mais cara, por esse tipo de motor ser dono de peças de maior conteúdo tecnológico, o que acaba tornando o custo de manter um carro a diesel praticamente equivalente a um carro a gasolina. Mas se o que você quer é economia de combustível, realmente o carro a diesel se sai consideravelmente melhor do que os carros que são movidos a etanol ou gasolina.
Por ser pouco conhecido por aqui, este tipo de motor acaba ficando cercado de mitos e verdades, que serão quebrados aqui!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 24 Aug 2016 13:53:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário