9 de abr. de 2016

Você sabe o que é a Roborace?

Você sabe o que é a Roborace?

Quando assistimos filmes futuristas sempre há a substituição da atividade humana por máquinas em diversas áreas. Um bom exemplo deles é o filme Gigantes de Aço, que representa uma época e um mundo quando e onde os lutadores de boxe foram substituídos por robôs gigantes que lutavam em seu lugar. Afinal de contas, por que machucar humanos se robôs podem lutar em seu lugar? E aí que entra o conceito da Roborace. Ficou curioso? Continue lendo e confira mais sobre essa nova categoria curiosa de corridas automobilísticas.

Afinal de contas, o que é a Roborace?



O aumento cada vez maior da tecnologia no meio automobilístico tem feito as pessoas se questionarem cada vez mais sobre qual seria a utilidade do papel do piloto nas corridas. E foi pensando nisso que em 2015 a Fórmula E anunciou um novo conceito de corrida que promete aumentar ainda mais essa discussão sobre o papel do homem e o papel da máquina. Esse novo conceito veio representado pelo nome de Roborace. Ele seria um campeonato que vai utilizar os mesmos carros que já são utilizados na categoria atual de carros elétricos, porém teria uma diferença primordial das corridas comuns. A Roborace não teria pilotos nos cockpits. Dessa forma, os veículos seriam “pilotados” por uma inteligência artificial e as corridas sempre teriam uma hora de duração. Segundo o que foi divulgado pela Fórmula E, elas sempre aconteceriam antes dos prêmios conhecidos como ePrix. A intenção do pessoal responsável pela organização do campeonato é que a primeira temporada da Roborace aconteça já no segundo semestre de 2016, terminando na metade de 2017. A estrutura pensada para a corrida já foi divulgada.

Segundo informações divulgadas, o campeonato vai contar com dez equipes, cada uma com dois carros. Para isso, os próprios times que hoje participam da Fórmula E foram convidados para fazerem parte da competição no mínimo inusitada. A intenção do evento, segundo o criador da ideia da nova categoria, seria mostrar para o mundo o futuro da indústria automotiva e dos campeonatos automobilísticos, tudo isso usando artifícios da tecnologia atual. A Roborace nada mais é do que uma espécie de celebração da tecnologia e da inovação que foram verdadeiramente revolucionárias e que foram alcançadas pela humanidade até o momento. É uma plataforma que tem o interesse de mostrar para o mundo que a inteligência artificial pode sim conviver conosco no mundo cotidiano. A ideia é vista com bastante potencial e promete mexer com o sistema que conhecemos hoje de corridas automobilísticas e até mesmo com a maneira que enxergamos os carros, mesmo no nosso cotidiano. Afinal de contas, pode ser que os carros automatizados cheguem um dia até nós e até nossa vivência diária.
A intenção do pessoal responsável pela organização do campeonato é que a primeira temporada da Roborace aconteça já no segundo semestre de 2016.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Eventos
Publicado em: 08 Apr 2016 17:08:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário