25 de fev. de 2016

Volvo amplia capacidade de passageiros do ônibus B270F com chassi alongado

Volvo amplia capacidade de passageiros do ônibus B270F com chassi alongado

Em tempos de crise nas vendas de ônibus, qualquer vantagem para atrair a atenção de possíveis consumidores vale na tentativa de amenizar as perdas no segmento. Foi o que a Volvo fez ao alongar seu chassi B270F, de motor dianteiro, que agora passa a receber carrocerias de até 14 metros. Oferecido até então com os 13,2 metros máximos da versão alongada ou os 12,6 metros da tradicional, a mudança faz com que o modelo consiga ganhar até quatro lugares a mais em configurações com ou sem banheiro. Ou seja, um trunfo que pode agradar as empresas que atuam no transporte rodoviário. “Somos a única montadora a oferecer esta opção para veículos com motor dianteiro. O aumento da capacidade de passageiros se traduz em mais rentabilidade para nossos clientes”, aponta Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

De acordo com a própria Volvo, o B270F entrega aos seus passageiros menor vibração e ruído. Isso em função da adoção de suspensão a ar, item que oferece mais conforto nas viagens. A marca sueca ainda aponta outra vantagem para o modelo: o aumento de sua disponibilidade. “O alto torque do motor alia baixo consumo de combustível e alta performance. Estas características, somadas à maior capacidade de carga, reduzem os custos operacionais do transporte”, afirma Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America, prometendo manutenção mais fácil e rápida.

O chassi é equipado com motor diesel de 7.2 litros, com seis cilindros e 24 válvulas, totalmente eletrônico, com injeção de combustível common rail, turboalimentado e intercooler. A transmissão é manual de seis marchas e, a Volvo garante, permite manter a velocidade mesmo em marchas mais altas, reduzindo o consumo de combustível. Para melhorar a eficiência energética, contribui ainda o uso de um tipo de aço especial, que a marca diz ser o mais leve e mais robusto do mercado no segmento de semipesados.

Os primeiros clientes a adquirirem os chassis B270F com 14 metros foram a empresa Sucesso Transportes, de Belém, no Pará, e a Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no Paraná. Ambas incrementaram suas frotas com dez unidades do modelo, totalizando 20 exemplares vendidos pela marca sueca. A primeira utiliza os ônibus no transporte rodoviário intermunicipal de curta distância. Cada um deles tem capacidade para 53 passageiros. “Aumentamos a oferta de lugares aos passageiros e também a rentabilidade da operação”, diz Luis Mendes, presidente da empresa Sucesso Transporte. Os modelos comprados pela Princesa dos Campos possuem 52 lugares e também são utilizados para viagens curtas, entre cidades próximas e regiões metropolitanas. “Os passageiros podem programar suas viagens com antecedência, sem ficarem sujeitos a atrasos ou viagens em pé”, defende Florisvaldo Hudinik, presidente da Princesa dos Campos.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação

Estratégia esticada - Volvo passa a vender chassi do ônibus B270F com 14 metros e garante quatro poltronas extras na carroceria

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Ônibus
Publicado em: 24 Feb 2016 12:50:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário