18 de nov. de 2015

Carros parcialmente autônomos serão lançados em 2020 pela Kia

Carros parcialmente autônomos serão lançados em 2020 pela Kia

A Kia anunciou nessa segunda-feira (16) que produzirá sua linha de carros parcialmente autônomos e definiu o ano de 2020 para o lançamento. Serão modelos com o sistema que a marca denomina Advanced Driver Assistance Systems (sistemas avançados de assistência ao motorista), o ADAS. Com isso, a empresa anunciou o investimento no valor de US$ 2 bilhões na tecnologia, que será desenvolvida por um grande número de engenheiros especializados que a empresa contratará para a fase inicial.

O desenvolvimento da tecnologia pela marca



A empresa reconhece que os modelos completamente autônomos ainda estão distantes da nossa realidade, e visa em criar um sistema avançado para dar o primeiro passo rumo à esse futuro, com uma grande quantidade de pesquisas e testes rigorosos. Apesar de as pesquisas ainda se encontrarem nos primeiros estágios, a Kia está confiante quanto a realização dos carros parcialmente autônomos, visando mais segurança para os motoristas. A tecnologia Avanced Driver Assistance Systems vai ser desenvolvida com estratégia visando três aspectos básicos: reconhecimento de outros veículos, obstáculos e riscos; julgamento das condições e tomadas de decisões; e controle, com as decisões sendo tomadas pelo carro com base em seus sistemas mecânicos e eletrônicos, desse modo o veículo consegue executar as decisões tomadas pelo sistema, respondendo imediatamente a elas.

Como funcionarão os carros parcialmente autônomos?

Os carros parcialmente autônomos da marca, seguindo esses avanços impostos, deverão eles mesmos detectar as condições de estrada, por meio de seus sensores, otimizando o trajeto e evitando complicações em situações mais difíceis, e ao detectar tais condições, o carro tomará ele mesmo as decisões do que fazer, e ativará sistemas mecânicos e eletrônicos sem que o motorista precise interferir.

As funções do Advanced Driver Assistance Systems



A Kia pretende introduzir as seguintes funções de tecnologia parcial ADAS em 2020: Highway Driving Assist (HDA), Lane Guidance System (LGS) e o Advanced Smart Cruise Control (ASCC). Essas três tecnologias combinadas darão maior controle de direção, travagem e aceleração em autoestrada para o sistema do veículo. Além delas terá o Traffic Jam Assist (TJA), funcionando para rastrear os veículos a frente para definir condições de tráfego com sensores e visando a segurança do veículo; o Smart Parking Assist System (SPAS), para que o carro estacione em espaços paralelos ou perpendiculares de forma independente; e o Remote Advanced Parking Assist System (RAPAS), para o veículo estacionar à ativação do botão de chave inteligente.

Planos também para o lançamento do primeiro veículo 100% autônomo pela Kia

Com a concretização e lançamento dessas novas tecnologias para carros parcialmente autônomos, a Kia pretende na próxima década passar a desenvolver tecnologia completamente autônoma de veículos, prevendo o lançamento de um carro completamente autônomo pela marca para 2030.
Os modelos autônomos virão com o sistema que a marca denomina Advanced Driver Assistance Systems, ou simplesmentes ADAS.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Prévias
Publicado em: 17 Nov 2015 17:44:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário