10 de out. de 2015

O que é retífica de motor?

O que é retífica de motor?

Retifica de motor é um procedimento realizado comumente para reparar quaisquer possíveis danos causados pelo desgaste do uso do motor. É algo bem natural, geralmente, vai consertar pequenos defeitos que ocorrem com frequência, não porque tenha ocorrido algum problema em específico. É apenas um procedimento para prolongar a vida útil do equipamento e permitir usá-lo por mais tempo. Na prática, significa que você vai remontar o motor para estabelecer as suas condições originais e operar com nível semelhante ao de quando foi projetado. O procedimento exige a utilização de uma máquina para conseguir a precisão necessária e envolve todos os objetos contidos no motor como as bielas, o cabeçote, as válvulas de admissão e escape, entre outros elementos. Nas próximas linhas, descreveremos de maneira bem sucinta como deve ser o procedimento em alguns desses objetos. 

Como fazer a retifica de alguns elementos de um motor



1# - Cabeçote

A retifica do cabeçote é uma das mais complicadas de se fazer, com um número enorme de etapas. Teste para verificar rachaduras, substituição ou conserto de válvulas e escape, regulagem de pastilhas, entre uma infinidade de outras operações.

2# - Bloco

São tirados riscos, lubrificado o pistão, alisadas as paredes dos cilindros do motor, entre outros reparos.

3# - Bielas

São realizados reparos na madrilhadora da Biela. Elas são retificadas para as medidas padrões, são trocadas as suas buchas.

4# - Virabrequim

Esse serviço também é realizado em um aparato cilíndrico específico para a função. As medidas de precisão são pré-determinadas pelas tabelas dos fabricantes do motor. Deve ser feito um teste para verificar se não há trincas nesse material. Depois de aprovado, o virabrequim passará por uma correção de seus colos de bielas e das partes que são apoiadas nos blocos e que receberão as bielas.

5# - Retirada e lavagem do motor

Esse deve ser o primeiro ato desse procedimento. A lavagem química para retirar o óleo e promover a limpeza das peças. Em seguida, é feita uma seleção das peças que estão em bom estado e, portanto, podem ser reaproveitadas. É realizada uma pulverização das peças que foram selecionadas, utilizando para esse ato óleo anti-ferrugem.

6# - Comando de válvulas

Essa peça é responsável por executar a tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape. Tudo isso sincronizado com o funcionamento do motor. Com ela, é feito um teste para detectar possíveis trincas e também para averiguar sua altura e angulação. Se a peça estiver apta a continuar sendo utilizada, será efetuada uma retífica nos colos centrais. Caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.
Descubra a importância da retífica para prolongar a vida útil do seu motor, e garantir maior segurança ao seu veículo.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 09 Oct 2015 13:55:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário