23 de jun. de 2015

Qual o primeiro veículo da história?

Qual o primeiro veículo da história?

Conversíveis. SUV. Híbridos. Flex. E tem até os que se locomovem na água. Não faltam tipos de carros no mercado. Mas você sabe que o primeiro de todos tinha apenas três rodas? Com certeza o precursor dessa história não teria muitos fãs nos dias atuais, mas sem ele nada teria acontecido.

O início de tudo...



Há muitos “primeiros” nessa história. Seguindo uma ordem cronológica, o francês Nicholas Cugnot foi o responsável pela criação do precursor de todos os veículos auto propulsores, em 1769. O Cugnot era uma estranha engenhoca de três rodas e movida a vapor. Para funcionar, era necessário um pouco de paciência, afinal era necessário fogo. Em ação, o veículo conseguia alcançar 4 km/h. Avançando um pouco no tempo chegamos ao longínquo ano de 1885. Na Alemanha, Karl Benz lançou o primeiro automóvel. Assim como o Cugnot, o carro tinha apenas três rodas, mas era abastecido por gasolina. Os veículos originários da mente de Benz foram os primeiros automóveis motorizados a ser comercializados no mundo e alcançavam incríveis 18 km/h.

A evolução

Um ano após esse golaço da Alemanha, outro germano contribuiu para o desenvolvimento da indústria automobilística: Gottlieb Daimler é a mente por trás do primeiro automóvel de quatro rodas. Se o início de toda história automobilística tem origem com os alemães, a evolução continua com franceses e norte-americanos. Os ingleses entram nessa história com um pouco de atraso, contudo também são grandes responsáveis por sua evolução. Na Europa, a Primeira Guerra Mundial tem grande importância para a popularização dos automóveis. Com o fim do sofrimento bélico, o objetivo dos fabricantes era produzir carros compactos e baratos. Dá-se início, então, à produção em série. No Brasil – e no restante da América Latina - a popularização chega com atraso, somente após a Segunda Guerra. A produção dos veículos passa a ser incluída nos planos de presidentes e a produção dá um salto. Hoje o país recebe fábricas de diferentes marcas e consegue atender não só ao mercado nacional, como também ao internacional.

Curiosidades sobre os carros

O carro era uma invenção pouco conhecida pelo público até 1889, quando é apresentado ao público na Exposição Universal de Paris. Um das contribuições francesas para a evolução foi a criação do primeiro pneu, em 1895, pela Michelin. Somente em 1920 os veículos passam a ser movidos por gasolina – anteriormente eram movidos a vapor ou energia elétrica.
O carro era uma invenção pouco conhecida pelo público até 1889, quando é apresentado ao público na Exposição Universal de Paris. Confira!

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 22 Jun 2015 19:02:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário