12 de jun. de 2015

Motocicleta é criada por impressora 3D na Califórnia

Motocicleta é criada por impressora 3D na Califórnia

A tecnologia da atualidade parece mesmo permitir de tudo. Parece que desde que o universo da impressora 3D entrou em nossas vidas, tudo parece ser capaz de ser produzido. Quando já vimos armas, bonecas, escovas de dente e até mesmo um crânio – um homem americano teve 75% do seu substituído por uma prótese, em 2013, a base de polietercetonacetona, material usado para os implantes humanos – serem reproduzidos em impressora 3D, passamos a acreditar que tudo poderia ser possível, não é mesmo? Essa semana, a novidade no mercado automobilístico finalmente foi apresentada!

Tecnologia



Não sendo o suficiente uma prancha de snowboard impressa em 3D para atrair a atenção dos californianos, uma motocicleta, também criada em 3D, impressionou os frequentadores de uma feira de tecnologia localizada em Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos. Os visitantes da feira de Rapid 2015 3D Printing Fair conheceram a motocicleta com base de uma Harley Davidson, da família Softail, com rodas, chassis e carenagens, todos impressos em camadas de plástico ABS. Além disso, tem a capacidade de manter dois pilotos adultos. Para que a sua funcionalidade pudesse ser tão legítima quanto a de uma moto de verdade, foram precisos pneus, freios, componentes elétricos e o motor, obviamente. A moto pesa cerca de 113,4 quilos e possui 1 cavalo de potência, que pode chegar a 25 km/h.

O projeto de criação

O conceito de design da equipe de criação começou há um ano. Cuidadosamente projetado para parecer um veículo de verdade, foram impressas as peças de plástico para simulação em diversas máquinas 3D até chegar as que se desejavam. Uma vez que todas as peças foram impressas em 3D, passaram por um processo por meio de vapor, para polir, alisar e pintar.

A proposta anterior



A motocicleta exibida na Rapid 2015 na verdade é uma recriação do que foi projetado anteriormente. A original foi danificada em um acidente de transporte. Porém, na versão apresentada, melhorias foram feitas. O motor elétrico, por exemplo, está montado na armação, melhorando o desempenho geral da moto. Diante da novidade, será então que podemos acreditar na possibilidade de, futuramente, estarmos imprimindo peças de nossas motos em casa? Bom, enquanto isso não acontece, o que mais podemos esperar? Talvez um carro importado? É aguardar para ver!
Você já imaginou dirigir uma moto fabricada em impressora 3D? Da Califórnia para o Mundo! Confira os detalhes.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Motos
Publicado em: 12 Jun 2015 09:57:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário