19 de jun. de 2015

BMW anuncia pontos de recarga para veículos elétricos

BMW anuncia pontos de recarga para veículos elétricos

Recentemente, a BMW anunciou uma parceria com a Multiplan, com o objetivo de incentivar o uso de carros elétricos. A recarga completa dos modelos BMWi3 e BMW i8, dentre outros compatíveis com o dispositivo, dura três horas, o que permite ao proprietário do veículo deixar o carro carregando enquanto passeia, vai ao cinema, às compras etc. Isso permite uma autonomia de 160 km/h ou até 300 km/h, e seus pontos de recarga são públicos. A primeira cidade brasileira a contar com o BMW i Wallbox, dispositivo exclusivo para carregamento rápido dos veículos BMW i, foi São Paulo, desde o início de maio. Até o fim do ano, outros pontos urbanos estratégicos receberão o dispositivo fornecido, incluindo shopping centers da rede Multiplan nas cidades de Ribeirão Preto, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

Carlos Côrtes, gerente sênior da BMW i no Brasil, diz: “O BMW Group acredita nos veículos elétricos e híbridos como alternativa de mobilidade urbana. Por meio desta parceria com a rede Multiplan, proporcionamos facilidade para os donos de modelos BMW i, que contarão com pontos estratégicos na cidade para carregar seus carros durante os percursos dentro das cidades”.   Com 40 anos de experiência, a Multiplan é uma das maiores empresas da indústria de shopping centers do país. Gerencia e detém uma das melhores carteiras do setor, com 18 unidades em operação em grandes mercados consumidores do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Alagoas, somando mais de dois milhões de m² construídos.

Críticos da iniciativa

Críticos, porém, apontam o Brasil como país despreparado para os carros elétricos, tendo em vista a falta de estrutura e energia disponível para esses veículos. De acordo com o diretor do comitê de Veículos Elétricos e Híbridos do congresso SAE Brasil Ricardo Takahira, um dos fatores cruciais é a dependência do país pela eletricidade gerada por meio de recursos hídricos. “Se não houvesse escassez em momentos de secas, talvez fosse diferente”. De acordo com a ABVE, 3 milhões de veículos elétricos deverão estar circular no mundo em 2020. Em 2025, 10 milhões e, em 2030, esse número deve chegar a 19 milhões de unidades. Outro ponto que pode contribuir a favor dos elétricos é a possível obrigatoriedade de pontos de recarga em áreas públicas.
A primeira cidade brasileira a contar com o BMW i Wallbox, dispositivo exclusivo para carregamento rápido dos veículos BMW i, foi São Paulo.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 18 Jun 2015 12:31:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário