16 de mai. de 2015

Swisscom lança seu carro autônomo

Swisscom lança seu carro autônomo

Considerados o futuro para muitas pessoas, os carros autônomos não são exclusividade das montadoras, tendo empresas como o Google colocando nas ruas seus projetos desenvolvidos para o público em geral. Agora foi a vez da tradicionalíssima empresa de telefonia da Suíça, a Swisscom, de lançar para o mundo o seu carro autônomo, que já foi testado (e aprovado) nas ruas de Zurique durante dez dias. Vamos conhecê-lo!

Apresentação



Depois de ter sido testado pelas ruas de Zurique durante dez dias, o projeto de carro autônomo da Swisscom finalmente foi apresentado à imprensa mundial, na última terça-feira, dia 12 de maio. Com claras intenções de apenas procurar entender o funcionamento desta nova forma de locomoção e procurar compreender quais serão as suas implicações dentro das redes de comunicação, o fato é que a Swisscom, desde o princípio não pretendia competir com montadoras neste ramo de carros autônomos. E durante a apresentação do seu projeto de carro autônomo, a empresa de telefonia suíça tratou de reiterar esta intenção, deixando claro que não pretende, ao menos no momento, lançá-lo no mercado comercialmente.

Modelo

Como prova de que não pretende ir além do desenvolvimento de uma tecnologia autônoma para veículos, a Swisscom apresentou um modelo de uma montadora consagrada como base para seus testes. O modelo em questão é o Volkswagen Passat, que para a realização dos testes, passou por modificações, com a adição de sensores, de câmeras e radares, além de um scanner a laser que permite que o software seja capaz de processar dados dentro de toda a trajetória previamente programada. Com este software, é possível que se detecte simultaneamente a presença de outros veículos e também de pedestres, além de visualizar semáforos pelo trajeto e repassar os controles de condução. Desta forma, é possível fazer com que o motorista consiga tirar tranquilamente as mãos do volante enquanto o carro se conduz sozinho.

Testes

Hoje, nesta quinta-feira, dia 14 de maio, os testes nas ruas de Zurique serão encerrados, sendo que em todos os dias, era necessário que a Swisscom enviasse para a prefeitura o trajeto que seria percorrido. Segundo informações da própria empresa suíça, novos testes deverão ser realizados futuramente, e novidades deverão surgir, com novos experimentos para que a realidade dos carros autônomos se torne uma verdadeira realidade em bem pouco tempo. Ou seja, ter um carro que se dirige sozinho, deverá ser uma realidade em bem pouco tempo. 
Depois de ter sido testado pelas ruas de Zurique durante 10 dias,o projeto de carro autônomo da Swisscom finalmente foi apresentado à imprensa mundial

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Prévias
Publicado em: 14 May 2015 19:10:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário