13 de mai. de 2015

Novo motor da Volkswagen chega com 272 cv

Novo motor da Volkswagen chega com 272 cv

Motores 1.0 normalmente são reconhecidos por serem extremamente econômicos e eficientes, mas também por não serem capazes de entregar uma potência muito alta para os carros que equipam. A Volkswagen decidiu quebrar de vez esta regra ao criar um novo motor 1.0 que é capaz de entregar uma potência de surpreendentes 272 cv: o propulsor 1.0 turbo com 3 cilindros que foi apresentado na Europa. Vamos conhecê-lo!

Apresentação durante o Vienna Motor Symposium



A Volkswagen aproveitou toda a repercussão do grandioso evento Vienna Motor Symposium, ocorrido na Áustria, para apresentar seu mais novo motor 1.0, que é uma variante que dará origem a um motor flex que deverá equipar o Up! no mercado brasileiro. O motor é um 1.0 turbo com 3 cilindros, que é capaz de desenvolver uma potência de 272 cv e um torque de 27,4 kgfm, e deverá ser utilizado apenas em modelos de competição, como o Polo WRC, que disputa competições de rali. No entanto, o que se sabe é que ele deverá servir de base para motores usados em modelos de rua, como o já citado compacto Up!, que é comercializado no Brasil e que deverá receber sua versão turbinada com 1.0 litro em breve. Só que este motor que virá a equipar o Up! deverá ter potência bem inferior, já que irá entregar entre 100 e 110 cv.

Modificações



O que explica a potência fora do comum para motores 1.0 que este novo propulsor que a Volkswagen mostrou na Áustria apresenta são as modificações que foram feitas pela montadora alemã. Entre elas é possível observar o novo cabeçote, o turbo de fluxo simples e E-Booster, que garantem melhor desempenho e mais força para o motor 1.0 litro de 3 cilindros. Entretanto, a montadora alemã não divulgou mais informações sobre este motor, que, como já foi dito anteriormente, não deverá ser lançado comercialmente tão cedo. Na verdade, a Volkswagen pretendia apenas reforçar para o mercado e para o mundo que os motores a combustão ainda apresentam um grande potencial a ser explorado pelas montadoras. Mas isto não significa que ele não poderá vir a equipar modelos de rua no futuro, já que melhorias deverão ser feitas, para deixá-lo ainda mais eficiente e ainda mais atrativo para a utilização dentro do mercado de um modo geral, e nada impede a Volkswagen de lança-lo em algum de seus modelos dentro de alguns anos.
A Volkswagen aproveitou toda a repercussão do grandioso evento Vienna Motor Symposium, ocorrido na Áustria, para apresentar seu mais novo motor 1.0.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Lançamentos
Publicado em: 12 May 2015 16:48:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário