2 de abr. de 2015

Chineses lançam carro com impressora 3D

Chineses lançam carro com impressora 3D

Impressoras 3D são realmente capazes de milagres, já que há empresas que apontam para a criação de casas inteiras feitas a partir deste tipo de impressora, o que pode significar um futuro muito mais simples e muito mais barato para a construção civil. Não é apenas no setor da construção civil que as impressoras 3D poderão ser usadas, já que há uma grande quantidade de outras aplicações que podem ser feitas deste tipo de aparelho. Uma delas, por exemplo, tem a ver com a indústria automobilística, e ganhou ainda mais força com a divulgação da notícia de que chineses foram capazes de lançar um carro feito com impressora 3D.

Em apenas 5 dias!



O que mais chamou a atenção para a notícia de que um carro foi feito com a ajuda de uma impressora 3D foi o tempo usado para sua fabricação, já que apenas 5 dias foram necessários para a conclusão do projeto! Com isto, este modelo, feito pela empresa chinesa Sanya Sihai, levou apenas 5 dias para ser impresso, e mais 1 mês e meio para ser montado, o que pode apontar para o futuro da indústria automobilística, que hoje gasta muito mais para produzir veículos do que foi gasto com este projeto. Apesar de ser uma notícia e tanto, este não é o primeiro carro que foi feito usando uma impressora 3D, já que a Local Motors acabou conseguindo montar um modelo, chamado de Strati, usando apenas uma impressora 3D. No entanto, o modelo chinês é o primeiro a ser montado desta forma usando apenas filamento dourado em sua concepção.

Menos de 2 mil dólares



A produção extremamente barata e ágil do modelo da Sanya Sihai custou bem barato, dando um valor total de apenas 2 mil dólares, o que pode ser considerado bem barato, especialmente em comparação com a produção convencional de modelos que rege a indústria automobilística mundial na atualidade. Pesando apenas 500 kg, o modelo é movido por um motor elétrico (que não foi impresso, como o restante do veículo), e tem desempenho razoável. Ao contrário do Strati da Local Motors, que foi totalmente produzido usando uma impressora 3D, o modelo produzido pelos chineses não foi totalmente impresso, usando a impressora 3D apenas para a impressão de sua carroceria. Apesar dos avanços recentes no sentido do uso de impressoras 3D na indústria automobilística, ainda não há qualquer previsão da chegada de algum modelo ao mercado. 
Pesando apenas 500 kg, o carro chinês é movido por um motor elétrico (que não foi impresso, como o restante do veículo), e tem desempenho razoável.

Fonte: Salão do Carro
Categoria: Curiosidades
Publicado em: 01 Apr 2015 19:09:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário